Quem sou
Consultas
Acupuntura
Florais
Fitoterapia
Mapa Astral da Casa
Livros, Artigos &
Meu Blog
O Caminho
Contatos
Links
Fitoterapia


Fitoterapia: tratamento pelas folhas, ou pelas plantas, para muitos é sinônimo de chás e emplastros. Emplastros ajudam a curar muita coisa e o chá bem escolhido e oportunamente tomado restaura a energia.

Mas fitoterapia na verdade pode ir além, prevenindo a doença, que é o ideal para não ter que curar. E faz isso através da alimentação. Quando você come frutas, raízes, grãos e verduras, está na verdade se tratando com plantas. As ervas dos temperos também agem no sistema.  Prefira as variedades que recebem poucos pesticidas, ou os locais onde se vendem hortaliças seguras.

Até cultivar plantas em vasos ou hortas sem a menor dúvida é uma forma de fitoterapia, em que quem trata é tratado. Se a planta for medicinal, como são as ervas de tempero, mais ainda. 

Atenção: nenhum chá, nenhum pó vegetal em cápsulas deve ser tomado por mais de um ou dois meses, uma ou duas caixas no máximo sem haver uma pausa proporcional.

Os chás e pós podem ser da folha, da raiz, da semente, da flor ou da planta toda. Quase todas as flores têm alguma aplicação medicinal ou energética. A rosa por exemplo ajuda a cicatrizar. O repolho também. Mas para comer ou aplicar pétala de rosa, só rosa do seu quintal, que não recebeu pesticida...

Uma das folhas da foto acima é a aroeira, uma das plantas mais fortes que existem. Você sabe reconhecer?


Clique aqui para ler os textos do Blog Caminho das Folhas sobre fitoterapia.


-----
A foto acima é de Bruno Kohn e todos os direitos lhe são reservados.


Caminho das Folhas  - Alguns Direitos Reservados - Creative Commons 2.5
www.caminhodasfolhas.com - contato@caminhodasfolhas.com